terça-feira, 29 de março de 2016

Saúde - Unidade Sentinela de Síndrome Gripal de Campo Mourão receberá prêmio estadual

O trabalho realizado pela Unidade Sentinela de Síndrome Gripal que funciona na Unidade de Saúde 24 Horas, no Lar Paraná, vai receber um prêmio de reconhecimento da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).  A entrega da premiação será no dia 12 de abril, durante o 5º Seminário Estadual de Influenza, que será realizado na Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), em Curitiba.
Das 23 Unidades Sentinelas do Estado, serão premiadas a de Campo Mourão e de Cascavel. “É muito gratificante receber esse prêmio, pois significa que o nosso trabalho está sendo bem feito”, ressalta o secretário municipal de Saúde de Campo Mourão, Márcio Alencar.
A enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Edna Simão, explica que Unidade Sentinela é um serviço prestado pelo município para monitoramento do Estado do vírus da gripe (Influenza).
“Toda semana são coletadas cinco amostras aleatórias de pacientes com gripe e enviadas ao Laboratório Central em Curitiba para base de dados de pesquisa. Com o resultado dessas amostras é possível saber que tipo de vírus está circulando e essa também é a base para fabricação das vacinas utilizadas no controle da doença”, explica Edna, ao acrescentar que a Unidade de Campo Mourão vai receber o prêmio pela qualidade do trabalho.
Os sistemas de Vigilância Sentinela foram adotados pela maioria dos países para a vigilância de influenza. Esses serviços servem para registro das informações e monitoramento de indicadores chaves na população geral ou em grupos específicos. O principal objetivo dessa rede é fornecer anualmente informações necessárias para a escolha das amostras que serão recomendadas para a composição anual das vacinas contra influenza nos hemisférios Norte e Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FG Canudos