quarta-feira, 30 de março de 2016

Saúde - Saúde alerta sobre cuidados para evitar a H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão deverá receber as vacinas contra a Influenza H1N1 somente no fim do mês de abril. Mas o alerta é que a população adote medidas preventivas, principalmente de higiene, para evitar a contaminação.
“A recomendação é lavar sempre as mãos e evitar tossir com a mão na boca, bem como locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias”, adverte a enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Edna Simão. Pessoas que deslocam-se para locais com maior incidência da doença, também devem tomar mais cuidado.
A enfermeira ressalta que Campo Mourão registrou este ano dois casos de H1N1. “Além da Influenza, existem outros vírus em circulação”, lembra ela, ao reforçar que o medicamento para tratar a doença será disponibilizado para as unidades de saúde a partir do fim do mês.
O Ministério da Saúde informou que a partir do dia 1º de abril inicia o envio da vacina aos estados, para então serem repassadas aos municípios.  A Campanha acontece em todo o país do dia 30 de abril a 20 de maio, sendo o dia 30 de mobilização em todo o país.
O Brasil já acumula 305 casos de gripe H1N1, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Os registros são de casos notificados até 19 de março. A maior parte dos doentes está concentrada no Estado de São Paulo, com 266 casos, tendo sido decretado surto da doença.
Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum: febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer: dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômitos. Os números de infectados e mortos pela gripe H1N1 no primeiro trimestre deste ano já é superior a todos os registros em 2015 (no ano passado, 141 pessoas foram infectadas e outras 36 morreram de H1N1).
As doses das vacinas serão administradas a pessoas que estão no grupo-alvo da campanha, como crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e mulheres que estejam até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.
A Unidade Sentinela de Síndrome Gripal de Campo Mourão, que monitora a incidência de vírus, detectou os seguintes vírus em circulação no município até 28 de março: H1N1 (2 casos) Influenza B (2); Corona vírus NL63 (7);  vírus sincicial (1); Rinovírus (3); Parainfluenza (2); vírus não detectados (30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FG Canudos