quarta-feira, 27 de maio de 2015

Livro será lançado na sexta-feira em Campo Mourão

O escritor Felix Santiago de Souza, nascido em Pitanga, mas radicado em Campo Mourão, lança na sexta-feira, dia 29, nesta cidade, à partir das 19h30, na Biblioteca Pública Municipal Professor Egydio Martello, o livro intitulado “Pitanga – Minha Cidade”. A obra foi escrita em parceria com Roberta Aparecida Bueno, prima do autor. São causos e fatos históricos do pioneirismo daquela cidade, situada na região centro paranaense, também com passagens que dizem respeito à Campo Mourão e Guarapuava, contados em aproximadamente 130 páginas. É o enriquecimento cultural com a história de uma cidade tão importante para o Estado do Paraná, assim como um todo. Inclusive, o Município de Campo Mourão, foi criado em 10 de outubro de 1947, desmembrado do próprio Município de Pitanga, por meio da lei estadual número 2.
Felix tem 67 anos de idade, e é nascido na localidade de Bom Retiro, em Pitanga. É pai de quatro filhos e ex-funcionário da Companhia Paranaense de Energia (COPEL). Como fundador do Centro de Letras de Francisco Beltrão, onde residiu por algum tempo, ele sugeriu a outros membros daquela entidade escrever uma obra com relatos de pioneiros de alguma determinada cidade. E em parceria com sua prima, residente naquela cidade, desenvolveu esta obra. “Foi um trabalho interessante, muitas histórias de pioneirismo, fatos interessantes que denotaram o pioneirismo daquela cidade, que hoje viraram boas histórias, e estão presentes neste livro”, destaca Felix, que devido à ligação que Campo Mourão tem com Pitanga, optou por fazer um lançamento do mesmo também nesta cidade.
Em 2007, Felix, em parceria com Basílio Irineu Lidio, escreveu o livro “Brasil – Terra do Futebol e de Todas as Cores”, sobre a prática do futebol nos tempos antigos em Campo Mourão. Foi também co-autor das “Jiboiadas do Adinor”, obra que ficou famosa em Campo Mourão, escrita por Adinor Cordeiro. É formado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão (Facibel). É secretário da Federação dos Aposentados Pensionistas do Paraná (FEAPPAR). Atuou em vários segmentos classistas.
“Queremos também, orgulhosamente, externar nossos sentimentos de carinho, gratidão, muito respeito a todos os pioneiros e colaboradores para a realização desta singela obra artística e literária”, finaliza o autor. A pesquisa demorou aproximadamente um ano e meio, e o livro foi publicado em 30 de abril de 2014, na própria cidade de Pitanga. A iniciativa tem apoio do Município de Campo Mourão, por meio da Fundação Cultural (Fundacam), Fundação de Esportes (Fecam) e também da Academia Mourãoense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FG Canudos