Campo Mourão foi uma das quatro cidades do Paraná e uma das 39 no País que cumpriram integralmente o edital para criação de novos cursos de Medicina proposta pelos Ministérios da Educação e da Saúde e está apta a receber uma faculdade de graduação desta área. A prefeita Regina Dubay esteve na manhã desta quinta-feira (04) em Brasília quando foi assinada a homologação desta conquista, ocasião em que o Ministério da Saúde avaliou os resultados do Programa Mais Médicos e anunciou a criação de 11 mil vagas de graduação em medicina até 2017. Além de Campo Mourão, Umuarama, Pato Branco e Guarapuava também cumprirem todos os itens propostos e estão prontas a receber os cursos.
O próximo passo e que deve acontecer ainda este mês é o lançamento do edital de concorrência para as faculdades que querem implantar o curso. Entre os requisitos de Campo Mourão que capacitaram a aprovação está uma rede de atendimento com 21 unidades de saúde, com a conclusão de sete novos postos de saúde até 2015, uma Unidade de Pronto Atendimento-UPA, e a oferta de leitos para as residências médicas nas áreas de Pediatria, Clinica Geral, PSF, Ortopedia e Ginecologia e Obstetrícia, em hospitais locais e da região.
A prefeita Regina Dubay que assinou o termo junto aos ministros da Educação Henrique Paim e da Saúde Arthur Chioro, ressaltou que “é uma das conquistas mais importantes para a cidade e para a formação dos nossos jovens. Com certeza vamos ter um novo tempo de desenvolvimento. Cumprimos todas as etapas do edital, estivemos muitas vezes em Brasília, os técnicos do Ministério estiveram conosco conhecendo a estrutura e fomos avaliados como aptos para receber o curso de medicina em Campo Mourão, é um grande momento para celebrar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário