Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade”, a 6ª Conferência Nacional das Cidades realizou a etapa municipal neste sábado, 25, no auditório da Unespar/Fecilcam. A realização ainda teve como lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. Durante o evento também foram eleitos os delegados que vão representar Campo Mourão, bem como escolha das propostas relacionadas a desenvolvimento e política urbana serem encaminhadas a Conferência Estadual, que será realizada de novembro a março.
Na abertura, a prefeita Regina Dubay falou do compromisso dos participantes da conferência, dizendo que o desenvolvimento é a meta de todos. Ela ainda destacou a atuação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná.
Iniciando as atividades, o arquiteto Jeferson Dantas Navolar, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, ministrou a palestra “Arquitetura e Urbanismo Como Política”. A professora doutora Vera Lucia Barradas proferiu a palestra “Função Social da Cidade e da Propriedade”.
Segundo a coordenadora da comissão preparatória da conferência, Lidia Tomoco Miyagui Mizote, a programação cumpriu todos os objetivos, propondo a interlocução entre autoridades e gestores públicos com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados ao Desenvolvimento e à Política Urbana ainda sensibilizando e mobilizando a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades.
A comissão preparatória da conferência teve como coordenador adjunto o arquiteto Luiz Becher. Também participaram da conferência, o secretário municipal de Planejamento Renato Ikeda, presidentes de associações de moradores e os vereadores Luiz Alfredo da Cunha Bernardo e Pedro Rogério Nespolo.
Relatório - A etapa municipal contou com painéis apresentados pelos palestrantes, grupos de trabalho e plenária. No final foi produzido um relatório a ser encaminhado à Secretaria Municipal de Planejamento, que promoverá sua divulgação, bem como o encaminhamento à Câmara de Vereadores.




Nenhum comentário:
Postar um comentário