segunda-feira, 2 de maio de 2016

FECAM - Maratona Noturna 2016 teve primeira etapa em Campo Mourão

Foi realizada no último sábado, 30, na área central de Campo Mourão, a primeira etapa da Maratona Noturna – Saia de Casa Correndo deste ano de 2016. Em torno de 700 pessoas estiveram participando, sem se importar com o frio do início da noite mourãoense. A participação foi individual, coletiva, familiar, em grupos, em família, enfim, a movimentação foi constante e mostrou o brilho deste evento. Antes, em um rápido e animado aquecimento, as profissionais Fabiola Chrusciak (Viva Saúde Fitness) e Alice da Luz (Markine Fight), já deixaram todos preparados para correr e caminhar. A primeira etapa foi de três quilômetros, com largada em frente ao Paço Municipal 10 de Outubro (Prefeitura Municipal).

Vieram de “Longe”

E junto aos muitos mourãoenses, gente de “fora” da cidade também esteve presente. A Rosineide Monteiro Arrabal, de Goioerê, trouxe suas companheiras, do Grupo Saia de Tênis. “Para nós é sempre uma satisfação participar destes eventos, em especial na nossa região”, garantiu Rosineide. Dos distritos ararunenses de São Vicente e São Geraldo veio um grupo considerável e muito animado, trazido pelo professor Fabiano Mendes, que desenvolve um importante trabalho de inserção na área de esporte e lazer nestas duas localidades, com o Projeto Edificar. Conhecedor da maratona, ele trouxe seus alunos para participar desta “festa”.
E a idade não foi motivo pra ficar de fora para pelo menos duas pessoas deste grupo. Olivia Leandro Barbosa, de São Vicente, com 67 anos, veio, participou e disse que gostou muito. “Adorei, vou vir mais vezes, se Deus quiser. É a minha primeira participação neste tipo de evento, o que foi possível com minha presença nas atividade desenvolvidas neste segmento lá em São Vicente. O orientador (Fabiano) nos deu total incentivo para vir até aqui e marcar também a nossa presença”, afirmou no final Olivia. A neta, Raiane da França Barbosa, neta de Olivia, veio junto, e acompanhou a avó nos três quilômetros de percurso. “Aqui é tudo muito legal, tudo incrível. Adorei, certamente, por ser minha primeira vez”, disse Raiane.
Quem também veio foi Josina dos Santos Machado, que tem 73 anos de idade e participa também das atividades de esporte e lazer em São Geraldo. Ao final, a participante se sentia realizada, e ficou muito feliz com o convite. “O Fabiano nos convidou, marcou meu nome e eu vim. Nem o frio foi empecilho para que eu estivesse aqui. Eu levanto bem cedo em  todos os dias, acordo 5h30 da manhã e tenho uma vida saudável, que está sendo melhorada a cada dia agora com minha participação no esporte, e evidentemente o incentivo”, disse ao final a participante, que garantiu tentar estar de volta na próxima etapa.
Com 36 anos, Fabiano deixou claro que é uma total satisfação, em dois locais com poucos moradores, poder proporcionar, por meio da atividade física, qualidade de vida a estas pessoas. “Com o projeto, no qual eu monitoro, lá em Araruna, estou me sentindo realizado em poder oferecer o esporte para estas pessoas, com apoio da administração municipal, e tenho certeza que é um desafio para as pessoas participantes, sobretudo para as de maior idade, mas acredito que tudo tem um foco em especial, e muito importante, que é o bem estar de cada um deles, e esta vinda aqui na Maratona Noturna sem dúvida foi uma oportunidade muito especial e que eles terão guardada para sempre”, finaliza o professor.

A Maratona Noturna

Trata-se de um circuito pedestre de corrida, ou caminhada de rua, e em cada etapa, o principal desafio é cada participante superar seus próprios limites, seja correndo ou caminhando. Os participantes recebem uma medalha especial como mérito de participação, e ao completarem no mínimo cinco etapas, receberão um certificado. Durante cada etapa, é oferecido o devido suporte, com água, frutas e atendimento médico, em caso de necessidade.
O grande diferencial, além da valorização da participação, é a presença de famílias, com pais, mães, avós, avôs, filhos e filhas, além de amigos, reunidos quase sempre em grupos. O objetivo dos organizadores é melhorar o evento a cada ano, atraindo cada vez mais participantes interessados em melhorar sua qualidade de vida por meio da atividade física, inclusive de outras cidades, como já ocorreu nos últimos anos.

Próximas Etapas

A segunda etapa será no dia 21 deste mês de maio, também na área central (largada no mesmo local, com a mesma quilometragem - três quilômetros). Ao todo, serão seis etapas durante este ano, a exemplo do que já aconteceu nos últimos dois anos. A grande novidade é que a partir da terceira etapa serão disponibilizadas duas quilometragens diferentes. Por exemplo, nesta terceira e quarta etapas poderão ser percorridos dois e quatro quilômetros. Nas duas últimas etapas, poderão ser percorridos 2,5 e cinco quilômetros, o que é optativo.
As duas etapas seguintes (após a segunda) serão na Avenida Armelindo Trombini (dois e quatro quilômetros), em 16 de julho e 20 de agosto; e as duas últimas serão novamente na área central (largada em frente à Prefeitura), em 22 de outubro e 19 de novembro, com percurso de 2,5 e cinco quilômetros. O objetivo da maratona é melhorar a qualidade de vida dos participantes. A promoção é do Município de Campo Mourão, por meio da Fundação de Esportes (Fecam).

Parcerias

A realização tem parceria com as academias GMF Sesc, Evolução, Studio Corpo Academia, Pró-Umb (Superando seus Limites), Vida Fit, CrossFit Araucária, Markine Fight, One Academy/Fit One, Clínisport, X-Play Academia, Juh Academia, Viva Saúde Fitness e Movimente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FG Canudos