Para marcar o Dia Mundial da Tuberculose, comemorado nesta quinta-feira (24 de março), a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão vai repassar orientações à população sobre a doença. Para isso, das 8h30 às 11h30, uma barraca estará instalada no calçadão central.
“O objetivo é alertar a população sobre a tuberculose, que junto com o HIV são as principais causas de morte entre as doenças infecciosas no mundo”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Família, Vanessa Pelizari, ao acrescentar que a cada ano 1,5 milhão de pessoas morrem no mundo vítimas da doença.
Em 1982, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares decidiram criar o Dia Mundial da Tuberculose. A proposta é prevenir contra doença, contribuindo para melhorar o diagnóstico, tratamento e cura, acabar com a discriminação e o estigma, bem como impulsionar a pesquisa e a inovação.
Na semana passada (15 de março), deputados do Brasil, Bolívia, México, Nicarágua, Peru e Uruguai constituíram a Frente Parlamentar de Tuberculose das Américas, para trabalhar no novo marco da nova estratégia mundial "Fim da Tuberculose" e do Plano de Ação para a Prevenção e Controle da Tuberculose 2016-2019 da OPAS.
A Frente se propõe a trabalhar estreitamente com os governos e a sociedade civil para que se destinem recursos financeiros suficientes para atividades que ponham fim a esta doença milenar.


Nenhum comentário:
Postar um comentário