Dos 1.292 bebês nascidos em Campo Mourão em 2015, foram registrados 10 óbitos, o que equivale a taxa de mortalidade infantil de 7,74 para cada mil. A média nacional de mortalidade é de 15 óbitos para cada 1.000 nascidos vivos. Em 2014, essa taxa no município foi de 10,81 (15 óbitos em 1.387 nascimentos).
Os dados preliminares foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde e revelam ainda que em 2015 não foi registrada mortalidade materna no município.
“Nossa taxa de mortalidade infantil está 50 por cento menor que a meta nacional e também estadual. Isso é gratificante, pois representa o êxito de todo o trabalho realizado pelos programas de saúde voltados às mães e aos bebês”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Márcio Alencar.
O secretário atribui o resultado a vários fatores, mas principalmente à qualidade dos serviços prestados na Atenção Básica e a adesão das gestantes aos programas de saúde.
A taxa de mortalidade infantil é obtida por meio do número de crianças de um determinado local (cidade, região, país, continente) que morrem antes de completar 1 ano, a cada mil nascidas vivas. Esse dado é um aspecto de fundamental importância para avaliar a qualidade de vida, pois, por meio dele, é possível obter informações sobre a eficácia dos serviços públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário