Todos os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão estão a campo desde terça-feira (19) para mais um levantamento de índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chykungunya. A previsão é que o trabalho, que cobre toda a cidade, seja concluído ainda esta semana, quando então será divulgado o resultado.
Segundo o coordenador do Comitê Gestor da Dengue, Carlos Bezerra, o trabalho é realizado por amostragem, por isso não são visitados todos os imóveis. “A cidade foi dividida em quatro setores, onde são sorteadas quadras e nessas quadras são coletadas amostras de imóveis”, explica o coordenador, ao acrescentar que essa amostragem tem valor estatístico.
Bezerra explica que o índice de infestação será obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório. “Intensificamos as ações de controle onde já temos casos positivos e a partir do resultado desse levantamento definiremos os locais prioritários para o combate”, ressaltou.
“Infelizmente ainda falta consciência de cidadania à nossa população que não está cuidando adequadamente de seus quintais. Tivemos um trabalho intenso de combate e orientações no ano passado, mas se não pudermos contar com a colaboração da população, não daremos conta”, lamenta Bezerra.
Ele também alerta para os cuidados especial por parte de quem desloca-se para cidades onde há epidemia da doença, como litoral e até mesmo cidade vizinha. “É importante usar repelente, entre outros cuidados para evitar a picada do pernilongo transmissor”, acrescenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário