quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Terrenos sujos e animais lideram reclamações na Ouvidoria em 2015

A falta de limpeza em terrenos baldios e situações envolvendo animais foram as principais causas de reclamações dos mourãoenses na Secretaria Municipal de Controle, Fiscalização e Ouvidoria de Campo Mourão neste ano. Dos 1.647 processos abertos de janeiro até agora pela Secretaria, 406 são denúncias de terrenos sujos e 209 de animais nas ruas (risco/soltos) ou sofrendo maus tratos.
Diariamente a secretaria recebe de 10 a 13 reclamações diversas, como obstrução de via pública, perturbação de sossego, iluminação pública, corte de árvores, entre outras. “As denúncias são averiguadas pelos fiscais e encaminhadas para que a secretaria responsável tome as providências legais”, explica o secretário municipal Edoel Rocha.
No caso dos terrenos sujos, segundo ele, o primeiro passo é notificar o proprietário estabelecendo prazo para que efetue a limpeza. Caso não seja feita, o município realiza o serviço e aplica multa ao dono do imóvel, que é cobrada no carnê do IPTU. “Lembramos sempre que a prioridade do município é cuidar dos espaços públicos. A limpeza de imóveis particulares é responsabilidade do proprietário”, justifica o secretário.
Segundo ele, os fiscais do município trabalham diuturnamente. “Outro problema que estamos enfrentando é a falta de alvará. Muitos abrem empresas e começam a trabalhar sem alvará. Quando nossos fiscais encontram essas situações, a pessoa é notificada e tem 24 horas para dar entrada no alvará”, explica, ao acrescentar que o objetivo do município não é punir ninguém, por isso é necessário a colaboração da população. As reclamações dos munícipes podem ser feitas pessoalmente ou pelo telefone 156.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

FG Canudos