Contribuintes que desejam destinar parte do Imposto de Renda para ajudar instituições que trabalham com crianças e adolescentes devem autorizar a destinação até 31 de dezembro. A campanha é encampada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
“É importante que as pessoas físicas providenciem essa autorização ainda este ano porque assim podem contribuir com até 6 por cento. Se deixar para o início do ano, só poderá destinar até 3 por cento”, orienta a coordenadora do CMDCA, Ronise Galdino.
O recurso vai para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a autorização deve ser feita por boleto bancário.  A pessoa jurídica pode destinar até um por cento do imposto tributado pelo lucro real.
Lançada há 18 anos, atualmente a campanha beneficia nove entidades que atendem cerca de 6 mil crianças e adolescentes em Campo Mourão. Este ano, o dinheiro destinado através da campanha totalizou R$ 408 mil.
“As entidades usam esse recurso para ampliar ou reformar sua estrutura física, comprar  equipamentos, materiais de consumo, veículos ou mesmo no pagamento de profissionais especializados para atuarem diretamente no atendimento das crianças e adolescentes, na grande maioria, vitimas de abandono, violência, negligencia, ou em situação de risco social”, lembra Ronise.
COMO FAZER - A Receita Federal permite fazer a destinação na própria declaração. No campo “Doações Efetuadas Diretamente ao ECA”, o contribuinte deve localizar o CNPJ do Fundo Municipal de Campo Mourão e depois é só seguir o “Roteiro para Emissão da DARF” e destinar ao FMDCA.

Nenhum comentário:
Postar um comentário