Os consumidores que pretendem aproveitar as promoções da "Black Friday", na próxima sexta-feira (27), devem ficar atentos para não serem enganados. O alerta é da coordenadora do Procon de Campo Mourão, Kelly Matos Dutra. “É bom ficar atento porque em edições anteriores foram registrados, em todo o país, problemas como maquiagem de preços, demora na entrega e até mesmo produtos não entregues”, justifica Kelly.
O Procon-CM ressalta que algumas empresas aumentam o valor dos produtos dias antes do evento para reduzir no dia da "Black Friday". “Resta ao cliente monitorar os preços, pesquisando antecipadamente, a fim de ter certeza de que o desconto oferecido é real”, orienta a coordenadora.
Black Friday (sexta-feira negra, em tradução livre) é o dia que marca a promoção em massa dos varejistas. Celebrada orginalmente nos Estados Unidos, a mega liquidação ocorre sempre no fim de novembro. No Brasil, começou a ser promovida em 2010. Mas há críticas de que, aqui, as promoções não são verdadeiras. “Não é raro que estabelecimentos maquiem os preços e isso caracteriza-se publicidade enganosa, que é passível de punição pelo Código de Defesa do Consumidor”, reforça Kelly.
Uma forma simples de saber se os produtos estão com preços realmente promocionais e fazer lista do que se pretende comprar e fazer um pesquisa de preços em pelo menos três estabelecimentos diferentes, com duas semanas de antecedência, se possível.
Ainda de acordo com a legislação, compras realizadas fora de lojas físicas (internet, catálogos ou telefone, por exemplo), podem ser canceladas no prazo de sete dias a partir da entrega do produto, mesmo que ele não apresente qualquer defeito. Em junho de 2014, foi lançado o site consumidor.gov.br, no qual é possível registrar queixas de consumo. A ferramenta visa promover acordos entre consumidores e empresas sem que seja necessário recorrer à Justiça. O consumidor também pode acionar o Procon-CM pelo telefone 1512.
Nenhum comentário:
Postar um comentário