A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão recebeu, até agora, 450 demandas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o usuário e o gestor, que presta informações, acolhe e encaminha críticas, reclamações, solicitações, sugestões e elogios, sobre os serviços prestados pela rede própria ou credenciada ao SUS no município.
“As manifestações do cidadão são tipificadas e gerados relatórios, encaminhados ao departamento responsável, que deverá tomar as providências e devolver a resposta para a Ouvidoria, que retorna para o cidadão”, explica a ouvidora Rita de Cássia Tomaz Velho Kehl, ao acrescentar que esses relatórios subsidiam as tomadas de decisões na Saúde.
Segundo Rita, as principais demandas são relacionadas a Vigilância em Saúde (como denúncia de locais que servem de criadouros de mosquito da dengue), Vigilância Sanitária (como abandono de animais) e Assistência em Saúde, onde entram reclamações de atendimento. “É bom frisar que quando a pessoa reclama da demora de um atendimento, por exemplo, não significa que vamos passar ela na frente. O procedimento é averiguar a situação e dar a resposta ao usuário”, observa.
Os relatórios da Ouvidoria são públicos e apresentados, inclusive, na prestação de contas quadrimestral da Saúde, bem como ao Conselho Municipal. O secretário de Saúde também recebe relatórios quinzenais. A ouvidora explica que também existem prazos para o andamento do processo até a resposta ao cidadão, que variam conforme a demanda. “Uma denúncia, por exemplo, o prazo é de 90 dias”, exemplifica.
Os canais de entrada para as manifestações são: telefone (0800-644-8844); email (ouvidoriasus@campomourao.pr.gov.br), formulário web, carta e pessoalmente. “Temos uma sala para atendimento individual”, explica Rita, ao acrescentar que também são aceitas manifestações anônimas e sob sigilo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário