A Secretaria Municipal de Educação de Campo Mourão realiza nesta terça-feira (24) e quarta (25), a 3ª Mostra Cultural da Educação Integral. O evento, que marca o encerramento das atividades do ano, será realizado no auditório da Casa da Cultura. Professores e 136 alunos do ensino integral terão a oportunidade de divulgar para a comunidade o trabalho que diariamente realizam nas escolas.
Nesta terça serão apresentados os trabalhos de 136 alunos, das escolas Mário de Miranda Quintana, Caetano Munhoz da Rocha, Eroni Maciel Ribas, Florestan Fernandes e Manoel Bandeira. Na quarta, a mostra trará os trabalhos de 117 estudantes das escolas Cidade Nova, Domingos José de Souza, Ethanil Bento de Assis, Manoel da Nóbrega. Nicon Kopko e Paulo VI.
Segundo a secretária municipal de Educação, Karla Tureck, a Mostra apresentará os resultados alcançados por essas unidades de ensino em 2015 nas atividades de Canto Coral, Tênis de Mesa, Natação, Práticas, Flauta, Banda Fanfarra, Karatê, Orientação de Estudos e Leitura, Natação, Esporte na Escola/Atletismo e Múltiplas Vivências Esportivas, Pintura, Desenho, Iniciação Musical de Instrumentos de Cordas, Sala Temática para o estudo de Línguas Estrangeiras.
A Escola de Tempo Integral funciona atualmente em sete Instituições de Ensino da Rede Municipal. A jornada diária é distribuída em dois períodos de quatro horas, divididos pelo horário de almoço com duração de uma hora. Em um período são desenvolvidas as disciplinas do Currículo Básico do Ensino Fundamental, compreendendo os Componentes Curriculares da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada.
No outro turno, conforme projeto apresentado pela escola, são realizadas atividades que ampliam as possibilidades de aprendizagem dos alunos com o enriquecimento do Currículo Básico, com ênfase a alfabetização, letramento e ampliação do universo de experiências artísticas, socioculturais e esportivas.
“Educação Integral é uma proposta que pretende a ampliação de oportunidades educacionais, um formato de educação que proporciona a ampliação dos espaços e tempos educacionais, bem como situações de aprendizagens significativas e emancipadoras”, enfatiza a secretária. A educação integral foi iniciada no município no ano 2.000. Atualmente é oferecida por meio dos programas de Escola de Tempo Integral e Mais Educação.



Nenhum comentário:
Postar um comentário