O contabilista Altair Casarim é o mais antigo servidor público da prefeitura de Campo Mourão que ainda presta serviços. Apesar de aposentado, ele continua trabalhando na equipe do primeiro escalão do Executivo, como secretário de Administração e Fazenda. Em fevereiro deste ano, ele completou 50 anos como funcionário da prefeitura, onde foi contratado como datilógrafo em 1965.
“Eu estava de férias do Colégio Marista de Maringá, quando vim a Campo Mourão procurar um trabalho na área de contabilidade. Como eu era muito bom datilógrafo, uma funcionária da prefeitura convidou para fazer um teste. O próprio prefeito da época, Dr. Milton Luiz Pereira, mandou contratar-me para datilografar os empenhos”, conta Casarim. Do setor de tributação foi para a Contabilidade até aposentar-se em agosto de 1994.
Nesses 50 anos atuando nas áreas Contábil e financeira, Casarim trabalhou com os prefeitos Milton Luiz Pereira, Rosalino Salvadori, Augustinho Vecchi, Horácio Amaral, Renato Fernandes Silva, José Pochapski, Rubens Bueno, Nelson Tureck e atualmente, na gestão da prefeita Regina Dubay.
“Campo Mourão ia completar 18 anos de emancipação quando comecei. A documentação da contabilidade era tudo na máquina de escrever. Nem agência bancária existia na cidade. A tecnologia foi um dos principais fatores positivos para o desempenho do meu trabalho nesses anos todos”, analisa Casarim.
Nascido em 13 de dezembro de 1945, quando Campo Mourão ainda era distrito de Pitanga, Casarim é casado com Sebastiana Madalena Silva e pai de Rosangela Casarim Romagnoli. “O sítio onde eu morava quando nasci ficava onde hoje é o município de Araruna. Fui agricultor até os 18 anos de idade”, lembra, ao acrescentar que além de Campo Mourão já morou em Araruna e Maringá.
Casarim fez o Curso de Ciências Contábeis na Fecilcam (concluído em 1982), Especialização na Universidade Federal do Paraná – Título em Administração “Estratégia em Organização”, concluído em 2003.
Na prefeitura de Campo Mourão foi auxiliar de Contador de 1967 a 1970; contador de 1971 a 1994, além de secretário da Fazenda em substituições por diversos períodos em aproximadamente três anos; diretor de Orçamento; assessor na Ouvidoria; assessor contábil e financeiro no Município de Luiziana (89 a 2004); superintendente da Previscam (2005 a 2006), e secretário da Fazenda e Administração desde 2006 até hoje.
Além da prefeitura, Casarim também é professor universitário da Fecilcam desde 1979, onde também aposenta-se no mês de dezembro.


Nenhum comentário:
Postar um comentário