quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Renomado escritor Cristóvão Tezza participa de mesa redonda e lança livro na Bienal

O renomado romancista Cristóvão Tezza participou, na tarde desta quarta-feira (28), da mesa redonda “A Tendência autobiográfica do romance contemporâneo” na Bienal do Livro e Leituras de Campo Mourão. Á noite ele lança sua nova obra, intitulada “O Professor”, indicada ao Prêmio Jabuti, a mais tradicional premiação literária do Brasil.
A mesa redonda foi realizada no auditório do Senac, mediada pelo escritor mourãoense Gilson Mendes de Góes, com participação da escritora Maria Giselta da Silva Veiga, da Academia Mourãoense de Letras.
“O Brasil está vivendo um renascimento da prosa com a nova geração de escritores, como Daniel Galera, Luis Rufato, Marçal Aquino, entre outros, que estão dando uma nova cara à ficção literária”, analisa Tezza. Ele também destacou a Lei Rounet que favoreceu a realização de eventos literários importantes.
O escritor também enalteceu a iniciativa da Bienal, através do município de Campo Mourão. “Demonstra uma preocupação com o desenvolvimento intelectual e é muito importante quando se coloca o livro como valor social, permitindo parcerias como essa que viabiliza esse evento”, destacou.
Tezza é nascido em Santa Catarina, mas foi criado em Curitiba, onde estudou e começou a escrever seus primeiros livros. Das suas obras, duas já conquistaram o prêmio Jabuti:  “O Fotógrafo” (2005) e “O Filho Eterno” (2008), além de indicações, como é o caso do lançamento, “O Professor”.  

PROGRAMAÇÃO
Nesta quinta-feira um dos escritores mais premiados da literatura nacional é quem vai compartilhar seu conhecimento com o público da Bienal. Oscar Nakasato fará uma oficina sobre Técnicas de Redação às 13h30 na Sala D1 da Unespar.  
Já na Casa da Cultura, Rosy Greca inicia a oficina de dois dias com a temática “Tapete Encantado - a arte de contar histórias”, e na Unespar Fabíola Araujo vai trabalhar “Contos de Fadas - recurso pedagógico da atualidade”. 
Ainda nesta quinta (29) acontecem três dos 12 lançamentos de livros programados para esta edição da Bienal: “Das coisas que aprendi”, de Daniel Munduruku, “Alma de Diamenta” de Clóris Adriana Rojo e “Diálogo entre um professor e um aluno”,  de Leandro Moreira da Luz.
Além de representantes importantes das artes literárias do Brasil e Argentina o  evento conta com exposição e Feira de livros, workshops, oficinas, palestras, e espetáculos culturais com grupos do Brasil e Argentina (pais homenageado do evento).
A Bienal é realizada pela Fundação Cultural e tem  como parceiros Sesc, Sesi, Oxy Creative, Faculdades Integrado, Unicampo, Unicesumar, Unespar-FEcilca, UTFPr,  Núcleo Regional de Ensino, Associação Mourãoense de Letras-Ame, Academia Mourãoense de Letras, Academia Mourãoense de Filosofia, RPC TV , entre outros





Nenhum comentário:

Postar um comentário

FG Canudos