O Centro de Reabilitação Física “Restaurar”, mantido pelo município de Campo Mourão através da Secretaria Municipal de Saúde, atende uma média de 700 pacientes por mês. Trata-se de um serviço de média complexidade, com instalações físicas adequadas, equipamentos e equipe multiprofissional que desenvolvem um conjunto de atividades, acompanhamento médico e funcional e orientação familiar.
O atendimento especializado é voltado a quem necessita de reabilitação clínico-funcional, com incapacidade temporária ou permanente. O centro constitui-se como uma unidade ambulatorial, devidamente cadastrada no Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde – SIA/SUS.
Segundo a fisioterapeuta responsável pelo centro, Rosiliana Aranha Nunes, o Restaurar dispõe de consultas médicas, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem e serviço social. “Atendemos os pacientes encaminhados pelo médico e que passaram pela Secretaria de Saúde”, informa Rosiliana, ao acrescentar que o Restaurar não é o único local que o município dispõe para atendimento de reabilitação da população, mas também há convênios com clínicas de fisioterapia.
Ela ressalta que o objetivo do serviço é contribuir para a melhoria das condições de vida, a integração social e a independência nas atividades da vida diária das pessoas com deficiência. “Todo tratamento de reabilitação possui começo, meio e fim. Quando o paciente é avaliado pela primeira vez, é estabelecido um plano de tratamento com objetivos claros”, explica Rosiliana.
Além de Campo Mourão, o programa também tem cotas do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cis-Comcam) para atender pacientes da região com serviços de óteses, próteses e colostomia. O Restaurar também fornece meios auxiliares de locomoção como muletas, cadeiras de rodas e de banho, bem como fraldas descartáveis, sondas, óculos e bolsa de colostomia.
“Quem necessita dos equipamentos temporariamente assina um termo de empréstimo e quando estiver reabilitado devolve para que outros pacientes façam uso”, explica Rosiliana, ao acrescentar que os profissionais do Restaurar participam como membros efetivos das reuniões do conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
O Centro de Reabilitação Física Restaurar atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, (1) na Rua Francisco Albuquerque, 1848, nas proximidades da Secretaria de Saúde.
Atendimento às Neuropatias Periféricas
O Restaurar atende ainda portadores de diabetes e hanseníase que podem desenvolver complicações neurológicas crônicas, causando dor intensa, desconforto e incapacidade física. Os portadores devem ser encaminhados ao centro, onde serão avaliados e acompanhados por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e médico ortopedista. Os atendimentos são realizados as terças-feiras, no período da tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário