Pendências e dúvidas relacionadas a questões previdenciárias, como auxílio doença, aposentadoria e benefícios assistenciais são os mais procurados no primeiro dia do mutirão que a Defensoria Pública da União (DPU) iniciou nesta terça-feira (22) em Campo Mourão, em parceria com o município. A ação, que vai até sexta-feira (25), faz parte do Programa “Eu Tenho Direito”, voltado a prestar assessoria jurídica gratuita e outras orientações a munícipes com renda familiar de até três salários-mínimos.
O atendimento é realizado no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), na Rua Brasil, nº 560, no Jardim Laura (sede da Secretaria Municipal de Ação Social). O horário de atendimento é das 9 às 17 horas. Os interessados devem levar os documentos pessoais e, se houver, documentos que comprovem a situação jurídica a ser resolvida. Além de temas previdenciários, o mutirão auxilia em contratos habitacionais e renegociação de dívidas.
Uma das pessoas atendidas no primeiro dia foi Marco Antonio da Silva, morador do Conjunto Parigot de Souza, que está com o título de eleitor bloqueado. “Já procurei a Justiça Eleitoral, mas não conseguiram resolver porque disseram que existe alguma pendência em trâmite na 2ª Vara de Londrina. Quando fiquei sabendo desse atendimento aqui, vi a oportunidade de pelo menos tentar resolver meu problema”, disse ele, ao acrescentar que está desempregado e já perdeu duas oportunidades de emprego por falta do título eleitoral. “Quero fazer concurso público também e preciso do título”, completa.
A coordenadora da ação, Larissa Arantes Rodrigues, explica que o mutirão está sendo realizado em todo o país em cidades que deveriam contar com a Defensoria Pública. “O objetivo é garantir assistência jurídica a muitos que não tem condições que bancar os custos judiciais”, explicou Larissa. Em Campo Mourão o atendimento é realizado por quatro defensores e dois servidores públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário