segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Agência do Trabalhador alerta sobre obrigatoriedade de emprego para deficientes

A maioria das empresas não cumpre a legislação que estabelece cota de inclusão de trabalhadores com deficiência no mercado de trabalho.  Preocupada com essa realidade, a Agência do Trabalhador de Campo Mourão, está alertando sobre a obrigatoriedade. 
Conforme a Lei Federal 8.213/91, a cota varia conforme o número geral de empregados que a empresa tem no seu quadro, na seguinte proporção: de 100 a 200 funcionários (2%); de 201 a 500 (3%);  de 501 a 1.000  (4%) 1.001 em diante (5%).
“Infelizmente as empresas não estão abrindo vagas para esses trabalhadores. Somente nos procuram quando são notificadas pelo Ministério Público do Trabalho”, relata o gerente da Agência do Trabalhador, Leandro Cristiano da Silva.
Segundo ele, atualmente o cadastro da Agência conta com 18 a 20 pessoas aguardando uma oportunidade. “Todas elas estão aptas a serem contratadas”, informa, ao lembrar que para ser admitido o trabalhador portador de deficiência deve ter um documento chamado CID (Código de Identificação da Doença).
Na sexta-feira (25), as agências de todo o Estado realizaram até um mutirão para marcar o Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS, chamado Dia D.  
“Queremos despertar para a importância e necessidade de inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A ideia da agência é aproximar o trabalhador do empresário”, acrescenta o gerente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FG Canudos