terça-feira, 29 de setembro de 2015

58 anos da Biblioteca serão comemorados nesta quarta-feira

A Fundação Cultural comemora na noite desta quarta-feira (30) aos 58 anos da instalação da Biblioteca Pública Municipal Professor “Egydio Martello”. Para celebrar a data serão realizadas várias ações durante o dia e ainda à noite na Estação da Luz, sede da Biblioteca.
Durante o dia serão divulgadas as ações e serviços prestados por este Espaço Cultural, no terminal urbano de transporte coletivo, em horários de maior movimentação. 
Ás 19H30 tem entrega de painel feito pelo artista plástico Alessandro Costa com recursos da Lei Municipal de Incentivo a Cultura-modalidade Fepac.  Em seguida tem programação do Grupo Malunga de Teatro com interferências poéticas, contação de histórias (Mitologia dos 4 Elementos) com Núcleo 07 de Teatro, dirigida por Carlos Soares. Haverá apresentação musical do violonista italiano Diego Salvatti e interferências literárias livres.
 A história da Biblioteca.  As primeiras manifestações pró-fundação da Biblioteca ocorrem em 1950 quando um grupo de cidadãos mourãoenses manifestou o desejo de criação da mesma, que se efetivou em 1955 com a realização do "Baile do Livro". Em 1957 o prefeito Roberto Brzezinski (in memoria) através da lei 07/57 de 30 de setembro encampa a Biblioteca Pública Municipal de Campo Mourão. A Biblioteca Pública Municipal Professor Egydio Martello é uma das mais tradicionais instituições de cultura do Município de Campo Mourão e  já esteve instalada na prefeitura, na Fecilcam e Casa da Cultura,  e em 2006 foi transferida para o prédio da Estação da Luz.
A Biblioteca tem como principal finalidade a prestação de serviços públicos de leitura e informação de boa qualidade a toda  população promovendo o acesso amplo, democrático e universal aos livros, a arte e a cultura contribuindo assim, para o desenvolvimento cultural e intelectual da comunidade e o exercício da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FG Canudos