sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Secretaria lembra Aniversário da Lei Maria da Penha

A Secretaria de Saúde relembra nesta sexta-feira o 9º ano da Lei Maria da Penha, Lei 11.340. Com campanhas contra várias formas de violência, a Secretaria repassa o ano todo informações sobre as formas de violência praticadas contra a mulher, especialmente no ambiente doméstico.  Em outubro um programação será desenvolvida  com ações voltadas para a Saúde da Mulher. As mulheres que sofreram violência recebem atendimentos nas UBS e também passam por atendimento psicológico quando necessário. Nos últimos quatro anos 61 mulheres registraram queixas em Campo Mourão baseadas na Lei.
Segundo a enfermeira Vanessa Valério, muitas mulheres quando procuram atendimento em algum estabelecimento de saúde não informam que sofreram violência, por isso os dados podem ser subnotificados, mas acredita-se que os números sejam bem maiores. “A Lei Maria da Penha aumentou a consciência feminina dos seus direitos, mas ainda algumas têm medo de falar, e espera que as mulheres criem coragem e denunciem”, afirma.
Esta lei foi criada em agosto de 2006 para colaborar com a criação de mecanismos para combater e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, seja essa física, psicológica, sexual, patrimonial e/ou moral. Além disso, a Lei Maria da Penha garante medidas punitivas aos agressores e diversos direitos à mulher. Esta lei foi em homenagem a trajetória de luta de Maria da Penha Maia Fernandes, cidadã brasileira que, após receber um tiro do marido, ficou paraplégica.
No Brasil segundo dados do DATASUS, de 2011 a 2015 foram notificado 618.844 casos de violência contra a mulher, em Campo Mourão no mesmo período foram 61 casos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FG Canudos