A Diretoria de Trânsito de Campo Mourão (Diretran), promoveu nesta sexta-feira (21), na Câmara de Vereadores, mais um encontro para orientar munícipes da terceira idade sobre os riscos do trânsito, bem como informações para melhoria de vida dessas pessoas. Além da palestra, também foram distribuídas mais 50 carteirinhas que dão direito a estacionamento em vagas preferenciais para idosos.
O ciclo de palestras é realizado mensalmente pelo município, em parceria com o 11º Batalhão da Polícia Militar. O encontro foi aberto pelo diretor da Diretran, Nelson Casaroli e teve continuidade com o comandante do Pelotão de Trânsito (Peltran), Tenente Ulysses e o soldado Bezerra. Também participou a chefe do Departamento de Educação de Trânsito, Vânia Machado.
Por coincidência, o evento aconteceu um dia após a morte de uma idosa, atropelada por um caminhão, ao atravessar a Avenida John Kennedy. “A pessoa idosa é mais vulnerável no trânsito, em razão de dificuldades de visão, audição e equilíbrio. Isso afeta bastante a capacidade cognitiva da pessoa, que é fundamental no trânsito, por isso os cuidados devem ser redobrados”, explicam os representantes do Peltran.
Segundo Casarolli, só este ano a Diretran já emitiu 660 carteirinhas para idosos. “Tanto a pessoa idosa quanto portadora de deficiência necessita desse documento para usufruir do direito a vaga preferencial”, explica Casarolli, ao lembrar que o documento não tem custo para o munícipe. Para requerer a carteirinha, é necessário comparecer à Diretran munido de RG, CPF e comprovante de residência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário