segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Educando com a Horta e a Gastronomia já produz resultados em seis escolas

Lançado no primeiro semestre do ano passado pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Mourão, o projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia” funciona em seis unidades de ensino do município. O projeto, que tem a parceria dos cursos de Agronomia e Nutrição da Faculdade Integrado, visa promover a alimentação saudável e qualidade de vida no ambiente escolar.
Atualmente o projeto está implantado nos centros de Educação Infantil Criança Feliz e Mundo Encantado, além das escolas Paulo VI, Castro Alves, Manoel da Nóbrega e Zacarias de Paula Xavier. Estagiários dos cursos de Agronomia e Nutrição desenvolvem os projetos nas próprias escolas, orientando os alunos desde cuidados com a horta até a utilização dos produtos plantados e colhidos por eles na merenda escolar e no dia-a-dia.
Nesta segunda-feira (24), as alunas do curso de Nutrição, Yorrana Florêncio Reginato e Angélica dos Santos Perbelin, orientadas pela professora Simone Hoffmann, concluíram o estágio na Escola Municipal Paulo VI. Utilizando produtos da horta da escola, elas ministraram uma aula sobre os nutrientes de cada um e também ensinaram uma das turmas a fazerem sanduíche natural. O trabalho é acompanhado pela coordenadora de Projetos Interdisciplinares da Secretaria Municipal de Educação, Carla Poma.
“Nossa proposta é levar o aluno a compreender que a gastronomia e a horta escolar podem ser muito mais que técnicas, conhecimentos e um canteiro de hortaliças, pois, todas as atividades estão contempladas no planejamento curricular das escolas, visando contribuir para a formação integral dos alunos”, enfatiza Carla.
Para este ano ainda, estão previstas várias atividades, dentre elas, um seminário no mês de outubro para comemorar o “Dia da Alimentação Saudável”, visitas, palestras e formações continuadas.
A Secretaria da Educação, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente, disponibiliza uma equipe de servidores que acompanham a implantação e manutenção das hortas escolares, por meio de visitas periódicas e relatórios das Unidades de Ensino. Além da pedagoga Carla Poma e a nutricionista Simone Hoffmann, a equipe é formada pelo técnico ambiental Roberval Zago e a conselheira de Alimentação Escolar, Paula Cristina de Souza. 
Na Escola Paulo VI, já foram plantadas e colhidas tomate, couve manteiga, alface americana, rúcula e acelga, além do transplantio de mudas de cebolinha e salsinha. Ainda no decorrer desse semestre os alunos terão uma aula sobre tipos de solo e fertilizantes naturais e artificiais em sala, além do cultivo das demais hortaliças já existentes e da construção de novos canteiros e plantio de novos tipos de hortaliças.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

FG Canudos