terça-feira, 18 de agosto de 2015

CMEIs desenvolvem projetos de educação ambiental e reciclagem

Projetos pedagógicos voltados a educação ambiental a partir de reciclagem são desenvolvidos pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) São José e Santo Antonio, em Campo Mourão. O trabalho tem chamado a atenção da comunidade e já atrai o interesse de entidades que trabalham com crianças da cidade e até de municípios vizinhos.
Nos dois CMEIs, o resultado das atividades em sala de aula com alunos de zero a cinco anos podem ser vistos no pátio. Além de novas plantas, o jardim ganhou floreiras confeccionadas com materiais recicláveis, principalmente pneus, em forma de animais ou objetos de uso comum.
No CMEI São José, no Jardim Alvorada, a diretora Veroni Sturk Pires da Silva explica que a atividade buscou melhorar o aspecto visual do pátio, que era forrado com pedras. “Plantamos grama, utilizamos mudas do Horto Municipal para a ornamentação e incentivando a criatividade utilizamos pneus velhos para dar forma a animais e objetos”, relata a educadora.
O jardim agora tem vasos de pneus em forma de xícara, além de tartaruga, sapo, centopéia, entre outros animais. “Esse jardim se tornou a atração e o mais interessante é que os alunos, por terem ajudado a fazer, também ajudam cuidar”, diz a diretora, ao acrescentar que já recebeu visitas de pessoas que trabalham com crianças até de outras cidades. O próximo passo do projeto, segundo ela, é fazer vasos recicláveis para plantar hortaliças.
No CMEI Santo Antônio, no Jardim Cidade Nova, o projeto foi iniciado no ano passado e intensificado no mês de julho, envolvendo todos os alunos. “A cada ano a ideia é colocar mais peças e no fim do semestre fazemos uma exposição com os materiais recicláveis utilizados em sala de aula”, explica a diretora da unidade, Daniela Neiva Gussão de Souza.
O pátio também ganhou um colorido especial com floreiras em forma de animais e enfeites na cerca. “Os materiais que utilizamos são coletados pelos alunos no próprio bairro e esse envolvimento contribuiu muito para aproximar a comunidade da escola”, acrescenta a diretora.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

FG Canudos