quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Brasil e Alemanha decidem ampliar comércio com exportações de maior valor agregado


Quinta-feira, 20 de agosto de 2015 às 20:46   (Última atualização: 20/08/2015 às 21:25:37)


Dilma e Merkel - economia
Dilma disse a Merkel que empresas alemãs têm novas oportunidades de investimento no Brasil, nos processos licitatórios da segunda etapa do Programa em Investimento em Logística e do Programa de Investimentos em Energia Elétrica. Foto: R. Stuckert Filho/PR
Selo_Blog_BraAle_v2Brasil e Alemanha vão ampliar seu comércio bilateral, com exportações de maior valor agregado por parte do Brasil, afirmou a presidenta Dilma Rousseff, durante declaração conjunta com a chanceler Angela Merkel, no Palácio do Planalto. A decisão foi tomada pelas duas governantes durante reuniões com vários ministros dos dois países, quando a presidenta Dilma apresentou aos alemães as oportunidades para o crescimento dos investimentos no Brasil, especialmente em infraestrutura e em energia elétrica.
“Aproveito para reiterar o convite para que empresas alemãs participem dos processos licitatórios envolvendo a segunda etapa do Programa em Investimento em Logística e da etapa agora, que abrimos, do Programa de Investimentos em Energia Elétrica”, disse Dilma, ressaltando que o segundo, de energia, tem foco nas energias renováveis, como biomassa, eólica, solar e também na eficiência energética. A Alemanha, tradicionalmente, tem mostrado interesse em energias renováveis.
“Estimulamos também o fortalecimento das parcerias, dos negócios entre os nossos empresários, incluindo fomento a investimentos, a joint ventures entres pequenas e médias empresas”,acrescentou a presidenta, destacando ainda a relevância da cooperação entre os dois países no setor portuário, educação, ciência, tecnologia e inovação.
Essas áreas, disse Dilma, “são prioritárias para o aumento da produtividade da economia e a consolidação das conquistas sociais no Brasil”.
A presidenta também reafirmou a disposição do Mercosul de trocar propostas comerciais com a União Européia até o fim do ano.
“Essa apresentação de ofertas até o fim de 2015 vai permitir uma ampliação das relações comerciais entre o Brasil e o Mercosul, a Alemanha e a União Europeia”, comentou depois a presidenta, em entrevista coletiva à imprensa.
Merkel, por sua vez declarou que irá trabalhar junto à Comissão Europeia para acelerar as negociações pelo acordo comercial. A chanceler destacou o papel de liderança que o Brasil exerce no bloco sul-americano e também falou sobre o protagonismo assumido pelo País no cenário mundial nos últimos anos. Citou a atuação nos desafios da política externa, os esforços pela manutenção da paz e a liderança pela privacidade na área da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FG Canudos