sexta-feira, 31 de julho de 2015

Campanha incentiva amamentação no trabalho

Todo ano, na primeira semana de agosto, o Ministério da Saúde realiza uma campanha de conscientização sobre a importância do aleitamento materno no país, acompanhando campanha mundial sobre o mesmo assunto. Este ano será de 1º ao dia 7, com o tema “Amamentação e Trabalho”, voltada a incentivar e conscientizar as mães que trabalham a continuarem amamentando.
Em Campo Mourão, a Secretaria Municipal de Saúde presta esse serviço através do Programa Cegonha Feliz desde 1996. Nesta Semana Nacional da Amamentação (que começa neste sábado), a Secretaria vai desenvolver algumas ações especialmente sobre os direitos das mães que amamentam. Entre as atividades está prevista uma palestra, a ser realizada no próximo dia 5, às 17 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Jardim Paulista. Já as mães de bebês que nascerem durante esta semana receberão um brinde do Programa.
A coordenadora do Programa Cegonha Feliz, Eloir Marcolino, destaca que mães que tralham no comércio, por exemplo, que ainda não contam com a licença de 180 dias, ao retornar da licença-maternidade têm direito a dois descansos de meia hora por dia para amamentar o bebê até ele completar seis meses de idade. “Também é determinado por lei que qualquer empresa onde trabalhem 30 mulheres ou mais em idade fértil tenha uma creche ou berçário. Se a empresa não tiver essa opção, a funcionária pode sair do serviço para amamentar o filho em casa”, explica Eloir.
A servidora municipal Vânia dos Santos é mãe pela primeira vez e mesmo  com o fim da licença-maternidade não abre mão da amamentação da pequena Júlia, de sete meses de idade. Residente na Vila Cândida, ela trabalha no Jardim Alvorada. Mesmo morando longe do trabalho, organiza os horários para amamentar a filha três vezes por dia. “É muito importante para a saúde da criança. Minha filha já recebe alimentação de outras fontes, mas vou continuar com o leite materno até quando for possível”, diz Vânia.
O trabalho do Programa Cegonha Feliz de incentivo ao aleitamento materno apresenta resultados ano a ano. “Reduzimos o índice de mortalidade infantil na cidade e melhoramos a saúde das crianças, pois as que são amamentadas são muito mais saudáveis”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FG Canudos