terça-feira, 17 de março de 2015

Prefeitura instala Sala de Estimulação Essencial para educação infantil

A Secretaria de Educação de Campo Mourão instalou no Centro de Educação Infantil “Sagrada Família”, uma Sala de Estimulação Essencial para atender crianças de zero a seis anos, que necessitam de atendimento de estimulação para acelerar o seu desenvolvimento intelectual e motor. O serviço de apoio educacional especializado e preventivo atende á toda rede municipal da educação infantil e oferta atividades educacionais, com diferentes recursos e materiais didáticos pedagógicos, brinquedos diversos, literatura infantil, entre outros.
  Além de uma professora especializada em educação especial que trabalha em colaboração com a família, o atendimento é complementado com apoio da equipe pedagógica e multiprofissional, em parceria com a secretaria da saúde. O aluno é atendido com cronograma de horários específicos em contra turno ao período da sala de aula comum.
 Segundo a professora responsável pelo atendimento Eliane de Lima, pedagoga com cinco pós-graduação em Educação Especial, as crianças são encaminhadas pelas Escolas para a  Secretaria de Educação que através de uma equipe multiprofissional fecha um diagnóstico e avalia a necessidade do atendimento. “Sabemos que a estimulação precoce é fundamental na primeira infância, porque é quando tudo acontece. O Município abraçou uma causa que é trabalhar na base de todos os demais ensinos que esta criança vai ter a oportunidade de receber. Colaboramos no seu desenvolvimento e minimizamos suas dificuldades também, com métodos, técnicas e recursos especiais, que ajudam na inclusão curricular o mais próximo da realidade comum à todas as crianças,”, afirma.
 O Atendimento Educacional Especializado - Sala de Estimulação Essencial,  destina-se a alunos da rede Pública de Ensino do Município de Campo Mourão, matriculados na Educação Infantil, que recebem diagnósticos de deficiência física neuromotora, deficiência intelectual, síndromes, transtornos globais do desenvolvimento e atrasos no desenvolvimento.
Para a secretária de Educação Karla Tureck, a implantação da Sala é um avanço importante porque o pode propiciar condições e liberdade para que estas crianças  possam construir o seu aprendizado, dentro do quadro de recursos intelectuais que lhe é disponível, tornando-se agentes capazes de produzir significado, conhecimento, pensar, realizar ações em pensamento, e de tomar consciência de que são capazes de usar a inteligência de que dispõem. “Vamos favorecer que eles tenham acesso, participação e aprendizagem no ensino comum, garantindo a transversalidade das ações da educação especial e diminuindo ou eliminando as barreiras no processo de ensino e aprendizagem”, destaca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FG Canudos