quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Campo Mourão intensifica ações contra a dengue com registro de caso importado

O primeiro registro de dengue do ano é de uma pessoa que veio do estado de São Paulo
          A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica intensificou as ações contra a dengue em função do registro do primeiro caso positivo em Campo Mourão. Trata-se de uma pessoa que veio contaminada de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo. Estão sendo realizadas ações de bloqueio em oito quadras, representado um raio de 300 metros quadrados na região do jardim Alvorada. Este é o oitavo bloqueio realizado neste ano, sendo o primeiro com caso positivo registrado.
De acordo com o presidente do Comitê Gestor de Combate a Dengue, Carlos Bezerra, as ações de bloqueio consistem na eliminação de focos e tratamento de locais com focos impossíveis de eliminação. Ele lembra que o último levantamento do índice da Dengue realizado em no dia 9 de janeiro, constatou que na região do Jardim Alvorada o percentual era de 16,98%, de infestações de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, um índice muito alto considerando que o tolerável pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1%. O levantamento é realizado seis vezes ao ano pela Vigilância Epidemiológica, que também realiza um constante trabalho contra a dengue com ações de agentes treinados em todos os bairros.
Bezerra alerta que a população deve permanecer atenta reforçando os cuidados dos quintais evitando a proliferação do mosquito transmissor. Ele orienta que devem se prevenir evitando até mesmo pernilongos com inseticida e usar repelentes, e que devem tomar cuidados com viagens com relação a cidades com alto índice de dengue, bem como a recepção de pessoa de outras cidades.  “Qualquer suspeita deve ser encaminhada para cuidados de saúde”, frisa Bezerra, lembrando que através dos agentes do setor, a Secretaria Municipal de Saúde realiza constantemente os trabalhos de prevenção com fiscalizações e medidas, além de arrastões de limpeza.
Dengue na região: Pelo menos quatro municípios da região contam com registros de dengue, sendo Engenheiro Beltrão, Goioerê, Quarto Centenário e Rancho Alegre D´Oeste, que vem passando por uma epidemia.
                 
Locais de focos do mosquito :

Lixo Recicláveis 25%
Piscinas e lonas 25%
Pneus 25%
Tanques/borracharias 12%
Pratos/plantas e bebedouros de animais 13%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FG Canudos